O primeiro bispo de Libmanan será Dom José Rojas 25-03-2009
MANILA, quarta-feira, 25 de março de 2009 (ZENIT.org).- Como sinal do crescimento da Igreja no país, o Papa criou uma nova diocese nas Filipinas e nomeou seu primeiro bispo, segundo divulgaram nesta quarta-feira a Santa Sé e a Conferência Episcopal deste país asiático.
A nova diocese, de Libmanan, procede da prelazia do mesmo nome, situada na província de Camarines Sul, que havia sido criada por João Paulo II, através de uma carta apostólica, em 9 de dezembro de 1989, e erigida canonicamente em 19 de março de 1990.
Precisamente há um mês, a conferência episcopal pediu formalmente ao Vaticano que a prelazia fosse elevada à diocese.
Libmanan, sufragânea da arquidiocese de Caceres, compreende uma área de 1.800 km quadrados e uma população de meio milhão de católicos, e atualmente conta com 27 paróquias e 51 sacerdotes.
Com esta incorporação, o país mais católico da Ásia conta com 16 arquidioceses, 52 dioceses, 7 vicariatos apostólicos, 5 prelazias territoriais e um ordinário castrense, e com mais de 100 bispos.
O primeiro bispo de Libmanan é o anterior bispo-prelado Dom José Rojas. Ele tem 52 anos é original de Cebu. Foi nomeado bispo auxiliar de Caceres em setembro de 2005, de onde anteriormente foi vigário geral e reitor do seminário.
As Filipinas se converteram no terceiro país do mundo em número de católicos, ficando atrás do Brasil e do México, e na frente dos Estados Unidos e da Itália.