ano sacerdotal.

Galeria de imagens católicas

eles estão voltando p/ casa!

o direito das crianças

solidariedade

Aborto.

vidos catolicos

TEMOS MAIS É QUE APOIAR O PAPA MESMO!

Pregações de Pe. Roberto Lettieri

O QUE O GRUPO FAZ EM NOSSA COMUNIDADE

O importante é jesus!

Igreja nas Filipinas conta com nova diocese

CATÓLICO E AS BIBLIAS PROTESTANTES?

VIAGEM DO PAPA A AFRICA

Livro recolhe a relação entre Galileu e Vaticano

Não devemos temer a crise econômica

Papa na Terra Santa!

ano do amor a igreja!

grandes santos!

musicas

A FACULDADE DE MOSSORÓ É REALI

Galeria

ELOGIOS, SUGESTÃO, CRITICA PARA O SITE..

contatos

votação
musicas protestantes na igreja contra ou a favor?
sim
não
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (247 votos)




ONLINE
1





 
Pregações de Pe. Roberto Lettieri

     XIV Tocão
 

Bendita Virgem do Calvário

Padre Roberto Lettieri
Foto: Renan Félix / CN

Falar da Virgem sempre nos traz uma alegria profunda ao coração. Poder colocar em nossos lábios o que a Igreja nos ensina e recebeu do Senhor, dando-nos o coração da Virgem. No Evangelho de hoje, Maria recebe um grande elogio, onde o seu ventre e o seu seio são chamados como pessoas. Quando aquela mulher diz: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.

Na Virgem tudo é único, tudo é bendito, tudo é bem aventurado. A mulher grita na multidão por causa de Jesus: “Feliz os seios que te amamentaram, bendito o ventre que te trouxe!”, a Virgem tem que ser tratada assim, pois tudo nela é belo, tudo nela é bendito.

A Virgem tem seu seio e seu ventre bem aventurados, pois o único ventre que pode ser chamado de “feliz” é o dela. Há uma ligação tremenda entre o ventre e o seio: o ventre é onde nove meses o Verbo de Deus foi gerado, Ele foi gerado, não criado. É o ventre feliz, que contém a Hóstia Santa. E o Senhor vem à vida para ser amamentado. Aquela mulher tinha que ter gritado mesmo, pois somente o Senhor pôde pôr sua boca naquele seio e foi amamentado.

A mulher viu o que o Senhor estava fazendo, os milagres, as maravilhas e por isso possuída pelo Espírito Santo grita: “Feliz este ventre”. Ó Virgem que nos dá um santo orgulho! Tu és a catedral mais bela, tu és santa! E essa mesma Virgem vai ser levada pelo Espírito ao Calvário, e a Igreja diz que o que o Senhor Jesus sofria na carne, ela sofria na alma.

 

Quem teria coragem de gritar no momento do Calvário, senão aquela mulher? Eu quero ver se no momento do calvário em sua vida você teria coragem de gritar como esta mulher gritou, pois mesmo com o Senhor na cruz, sendo tão maltratado, ela foi capaz de gritar. Toda mãe sabe que o sangue de seu filho é parte dela, quanto mais Jesus que só veio de Maria. O Senhor é muito parecido com sua mãe, pois Ele tudo dela recebeu.
"Óh ventre imaculado e bendito! Senhor Jesus, Tu saístes da Virgem! "
Foto: Renan Félix / CN
E ao ver o Sangue de seu filho sendo derramado no Calvário, a Virgem olhando para si mesmo e para seu filho no estado de inocência e sacrifício, sabia que ali também estava parte do seu leite materno. A Virgem poderia até gritar: “filho o que corre de ti também tem minha parte”. Nós não podemos tirar nunca a Virgem Maria da nossas vidas, não podemos negligenciar aquilo que ela é para a Igreja.

Ó ventre imaculado e bendito! Senhor Jesus, Tu saístes da Virgem! É claro que temos que manter na nossa alma os mistérios da Virgem, por isso lá no coração, na nossa alma, nós não admitimos que a Virgem não é virgem. Quando nós comungamos na Missa também temos contato com a maternidade tão bonita, tão bela.

Aos pés da cruz Maria vê o sangue do seu Filho, o mesmo da Santa Missa, este mesmo sangue a Virgem viu descer do corpo de Deus, do seu Filho. Ninguém pode tirar de Maria a maternidade divina que ela recebeu, nem satanás, nem ninguém! A Virgem teve seu seio tingido pelo Sangue do Senhor ao tirá-Lo da cruz.

Vocês mulheres precisam aprender a ter o silêncio da Virgem, o silêncio que guarda vidas, que salva. Bendita seja a grande mãe de Deus! Bendito o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram. A ela nosso louvor e exaltação!

Transcrição e adptação: Flávio Costa

 

 

Não se canse de amar

Padre Roberto Lettieri
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN
Vejamos o Evangelho de hoje, que se encontra em São Lucas 11, 5-13:

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

O Senhor Jesus, hoje, nos fala que o Pai pode dar o Espirito Santo àqueles que O pedem. Quero relembrar você como o Espírito é dado a nós em situações que muitas vezes não queremos compreender. Mas Ele é dado e você muitas vezes pediu e nem se lembra mais de O ter recebido.

Está escrito no Evangelho que Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo e ali Ele foi tentado por Satanás 40 dias e 40 noites; não comeu nem bebeu. Preste atenção: foi conduzido pelo Espírito. Mas Ele venceu as tentações. E você? Recebeu o Espírito e também venceu as tentações?

Você acredita que o Espírito vem em você de forma extraordinária quando [você] assume a sua fraqueza? Se você pedir o Espírito, Ele será dado. Mas é preciso zelar pelo que o Espírito lhe deu. Muitas pessoas começam no Espírito e terminam na carne, ou seja, terminam olhando para si mesmas, nas suas vontades. Ir à carne é sair da vontade do Senhor.

Ser um homem do Espírito Santo é saber admitir a sua fraqueza e humilhar-se. Não deixe nada tirar você do caminho que o Espírito trilhou. Quantas tentações nós temos? É mais fácil ir para a sabedoria humana do que seguir os caminhos cristãos.

Não desvie a sua vida do altar, porque aí você aprende que quando o Espírito entra, a sua vida é conduzida por Ele. Bendita a mulher que guarda as fraquezas do seu marido para ela, que o ama acima de tudo. A mulher de Deus é aquela que guarda a fraqueza do seu marido e zela por ela na oração.

"Não canse de perdoar, de ser misericordioso"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

Jesus lhe diz hoje: Meu filho e minha filha: não canse de perdoar, de ser misericordioso. Não se canse de amar, senão você volta para a carne. Se o seu marido é alcoólatra e chega bêbado em casa todos os dias, vai amando, vai amando, sempre amando. Não negue os três pães a quem lhe pede. Dê a Trindade às pessoas. Quem deixa a sua fraqueza ser tomada pelo Senhor, é feliz.

Quando você perdoa alguém – é importante frisar que perdoar não é sinônimo de esquecer - você devolve a inocência ao seu irmão. O perdão não é um ato de amnésia, mas sim, a manifestação da misericórdia do Senhor em você. Você vai conseguir ver quem lhe faz sofrer com a mesma inocência que você via antes.

"O perdão não é um ato de amnésia, mas sim, a manifestação da misericórdia do Senhor em você"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

O amor é a mais sublime forma de misericórdia, é a face de Jesus. É um sentimento que não se cansa, não se esgota. Por isso, vocês devem pedir o Espírito Santo, que é o amor. Mas não se esqueça de que está O pedindo.

Não adianta pedi-Lo [Espírito Santo], recebê-Lo e não mudar. Ele quer levar você aonde Ele quiser. Seja obediente! Não podemos ter medo de amar incondicionalmente.

Você tem o Espirito Santo para ser como Jesus é, para ter o coração e o olhar d'Ele. Deixe o Espírito Santo o levar. Você será tentado, mas o amor permanecerá. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!


Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca

Correr para o altar dos pobres

Padre Roberto
Foto: Wilson Martins
Em nosso país o nível de exclusão está se tornando cada vez mais crônico; e quanto mais você está ao lado dos pobres, mais você sente isso. Quando Jesus diz: "Eu estou com os pobres, o que vocês fizerem a eles é a Mim que estão fazendo", isso significa que o Senhor era pobre. Jesus não veio ao mundo para ser modelo, Ele é o Verbo de Deus, e Deus é pobre em Nosso Senhor Jesus Cristo; não há outro caminho. Claro que isso pode incomodar aos burgueses que têm essa teoria "pentecostalista" que coloca tudo na prosperidade, que afirma que todos têm direito de ter muita coisa porque são filhos do Dono do mundo. Mas Deus não é Dono do mundo, o príncipe deste mundo é satanás.

É um escândalo o quanto se gasta com cachorros, você tem misericórdia de um cachorro e não tem de uma criança que come pão com barro. Por isso tanta hipocrisia toma conta do coração daqueles que dizem crer em Jesus.

Nós católicos temos o vício de doar restos para os pobres - comidas vencidas, roupas velhas - como se o pobre fosse lata de lixo. Nós católicos somos viciados em doar os restos para os pobres e gastar dinheiro com coisas banais. Jesus não é modelo de pobreza, Ele é pobre por excelência.

Católico não é para fazer filantropia, e sim, caridade. Muitos vivem de filantropia para assegurar a vida de mordomia. Digo a vocês católicos: "Saiam dessa inércia com os mais pobres!". Como é triste um pai de família chegar em casa e a mulher não ter nada para cozinhar para os filhos! Não ter arroz com feijão para comer é duro.

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou” (São João 13,1). Jesus amou até o extremo. Jesus não fez filantropia, Ele fez caridade. Caridade é mística e filantropia é moral. O Evangelho de Jesus é a caridade perfeita. Jesus não só viveu a pobreza, Ele é pobre na sua essência, no seu despojamento; por isso Ele se identifica com os pequenos e não compactua com os poderosos.

Vocês se recordam do pobre Lázaro do Evangelho, vocês sabem que ele é o Senhor, o rico da parábola não tem identidade, o pobre é Lázaro. O rico todos os dias gastava seus bens...

Fiéis escutam atentamente a pregação de padre Roberto Lettieri
Foto: Wilson Martins


O Ministério da Saúde aprovou para pessoas que desejam mudar de sexo fazerem isso sem pagar nada, mas um pobre fazer uma tomografia não tem chance. Para fazer exames não tem como, mas aborto querem aprovar, e ainda esses hipócritas têm coragem de ir à Missa. Se você é a favor do aborto você não pode ter o Corpo de Cristo em sua boca! Não é a diplomacia que vai salvá-lo, mas o Evangelho.

Jovem, se sua vocação é o estudo, e você tem a chance de se aprofundar, vá como profeta. Hoje a juventude é levada a ser marionete, isso não é do Evangelho.
O Papa Paulo VI disse no Evangelii Nuntiandi: "O que estão fazendo com o Evangelho de Jesus que não causa mais temor nas pessoas"? O Evangelho de Jesus tem que ser vida, tem que ser sinal de contradição; Ele é a pedra angular que os pedreiros rejeitaram.

O pobre não precisa só do seu sustento material, somos realizadores da esperança dos pobres, eles não têm ninguém, eles precisam do Senhor.

Outro vício que nós temos é fazer campanha com o que é dos outros. "Eu ajudo tal família"; mas só usa o que é dos outros, não dá daquilo que é seu.

Quanto mais você é pobre, mais você é livre das ilusões, do modernismo... É o que é diante de Deus. A sua liberdade é a sua beleza.

A pobreza é um mistério porque Jesus, o Filho de Deus, é pobre. Se você quer seguir ao Senhor aprenda a ter a compaixão de Jesus com aquele que sofre, aprenda a ter a misericórdia silenciosa. O Espírito Santo é chamado de Pai dos Pobres no "Veni Creator". Ele vai aonde está os pequenos, humildes, sofridos...

Nunca faça do pobre um objeto, ele precisa do que é pessoal, da caridade que não passa e enche a alma de alegria, ela vai aonde não tem amor. Jesus também precisa da nossa misericórdia, principalmente nos que são mais pobres e sofridos.

“Suscitarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de boa vontade e de prece, e eles voltarão os seus olhos para mim. Farão lamentações sobre aquele que traspassaram, como se fosse um filho único; chorá-lo-ão amargamente como se chora um primogênito” (Zacarias 12,10).

Compaixão é trazer a dor do outro para dentro de você. Traga a dor do outro para dentro de você e faça-o feliz.

Em suas cartas Madre Teresa de Calcutá, ao falar dos anos de aridez que ela viveu, diz: "Eu não sinto nada. Mas continuo sorrindo ao Senhor Jesus mesmo não sentindo nada. Eu continuo amando os pobres, mesmo não sentindo nada".


Transcrição: Willieny Isaias